Investimentos alternativos

Imobiliário: Uma economia forte e um baixo desemprego podem levar a um mercado imobiliário robusto, o que pode beneficiar os investimentos imobiliários. No entanto, o aumento das taxas de juros pode prejudicar os empréstimos hipotecários.

Mercadorias: Ambientes inflacionários podem levar a um aumento nos preços de certas mercadorias, tornando-as uma classe de ativos favorável para utilização como cobertura contra a inflação.

ivvb11 cotação paga dividendos

O capital privado, o capital de risco, os fundos de cobertura e outros investimentos não tradicionais podem apresentar um desempenho superior num ambiente de taxas de juro baixas e de elevada liquidez. Estes tipos de investimentos, no entanto, nem sempre estão disponíveis para investidores individuais e podem exigir um desembolso significativo de dinheiro e apresentar níveis mais baixos de liquidez.

Ouro: O ouro é considerado um ativo porto seguro e tem um bom desempenho em tempos de incerteza económica, tensões geopolíticas e durante um ambiente inflacionário. Este foi especialmente o caso durante a pandemia de COVID19, que viu o ouro atingir níveis máximos históricos durante a Primavera de 2020.

Caixa e equivalentes de caixa (por exemplo, fundos do mercado monetário e CDs): Estes também tendem a ter um desempenho relativamente bom em ambientes econômicos incertos ou voláteis porque também são considerados um porto seguro. Os investidores podem recorrer ao dinheiro como forma de preservar o seu capital e limitar a exposição negativa ao risco durante os mercados em baixa.